Fortaleza x Botafogo-PB - Começa a disputa por título inédito do Nordestão!

Mais do que a taça, a conquista vale R$ 1 milhão de premiação, além da vaga direta às oitavas de final da Copa do Brasil de 2022

por Agência Futebol Interior

Fortaleza, CE, 22 (AFI) - A Copa do Nordeste terá um campeão inédito em 2019, e a disputa pela taça começa nesta quinta-feira. Pela primeira vez na final do torneio regional, Fortaleza e Botafogo da Paraíba jogam a rodada de ida a partir das 21h30, no Castelão. A partida de volta será no Almeidão, em João Pessoa, no próximo dia 29, já que o time paraibano conquistou o direito de decidir em casa por ter a campanha geral melhor que a do adversário.

Mais do que a taça, a conquista do título vale R$ 1 milhão de premiação, além da vaga direta às oitavas de final da Copa do Brasil de 2020. Até por isso, a final é prioridade para os dois lados, que integram divisões diferentes no Brasileirão.

AO VIVO
A Rádio Futebol Interior vai transmitir essa partida em parceria com a Rádio Assunção AM 620, de Fortaleza. A narração é de Júlio Salles, as reportagens de Aluísio Lima e Toni Mota, os comentários de Jota Lacerda e Sousa Filho no plantão esportivo.

POSIÇÃO NO BRASILEIRÃO
O Fortaleza é o 14º colocado da Série A, com seis pontos somados em cinco jogos, enquanto o Botafogo é o quarto do Grupo A da Série C, com seis pontos conquistados em quatro partidas. Ambos buscam o segundo título da temporada depois de terem sido campeões dos respectivos estaduais.

Botafogo venceu o Fortaleza na primeira fase da Copa do Nordeste. (Foto: Nadya Araújo / Botafogo da Paraíba)
Botafogo venceu o Fortaleza na primeira fase da Copa do Nordeste. (Foto: Nadya Araújo / Botafogo da Paraíba)

Na Copa do Nordeste, a equipe paraibana, comandada por Evaristo Piza, está invicta, com sete vitórias e três empates. Já o time do técnico Rogério Ceni venceu cinco, empatou quatro e perdeu apenas uma vez.

A derrota foi justamente para os botafoguenses, por 1 a 0, no Almeidão, em jogo válido pela terceira rodada da primeira fase.

VISITANTES LIBERADOS
Como as duas torcidas têm histórico de brigas entre si, muito se discutiu sobre a possibilidade de torcida única nos dois jogos da final.

Após reunião realizada na manhã desta quarta-feira, no entanto, o Ministério Público do Ceará aceitou um acordo entre os clubes e liberou a presença de torcedores visitantes tanto em Fortaleza quanto em João Pessoa.

OS TIMES
O Fortaleza deve ir a campo com um time muito parecido com o que Rogério Ceni vem escalando no Brasileirão. A única mudança deve ser o retorno do goleiro Felipe Alves no lugar de Marcelo Boeck. De qualquer maneira, Ceni não revelou a escalação do time, como de costume.

No Botafogo, o técnico Evaristo Piza tem uma dúvida. Com o meia Marcos Aurélio e o volante Rogério suspensos, ele terá que fazer ao menos uma mudança. Já está definido que Wellington Cézar fica com a vaga em aberto na contenção do meio de campo, enquanto o atacante Dico e o meia Enercino brigam para substituir Marcos Aurélio.

Ficha Técnica

Fase
Final
Rodada
1ª rodada
Data
23/05/2019
Horário
21h30
Local
Castelão - Fortaleza (CE)
Árbitro
Diego Pombo Lopez (BA)

Assistentes
Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Jose Carlos Oliveira dos Santos (BA)

Cartões Amarelos
Fortaleza-CE: Felipe
Botafogo-PB: Wellington Cézar, Juninho

Gols
Fortaleza-CE: Wellington Paulista 33' 2T
Fortaleza-CE
Marcelo Boeck;
Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Bruno Melo;
Felipe, Araruna (Dodô) e Edinho;
Romarinho (Gustavo Coutinho), Wellington Paulista e Osvaldo (Marcinho).
Técnico: Rogério Ceni
Botafogo-PB
Saulo;
Israel, Donato, Lula e Fábio Alves;
Wellington Cézar, Juninho e Marcos Vinícius (Paulo Renê); Clayton (Júnior Santos), Nando e Dico (Enercino)
Técnico: Evaristo Piza