Segundona: Flamengo celebra 66 anos de fundação

Equipe rubro-negra de Guarulhos teve grande notoriedade no futebol amador nas decadas de 80 e 90

por Federação Paulista (FPF)

Guarulhos, SP, 01 - Há exatos 66 anos, no dia 1º de junho de 1954, a carioca chamada Guiomar Pereira Xavier fundava o Flamengo.

Com suas cores inspiradas no Clube de Regatas do Rio de Janeiro, hoje a Associação Atlética Flamengo tem forte tradição em São Paulo.

Quando nasceu, como amadora, a equipe despontava nos campeonatos de sua cidade, vencendo diversos títulos. Por conta disso, a diretoria do clube se afiliou à Federação Paulista de Futebol para disputar partidas profissionais.

A estreia pelo profissional aconteceu em uma partida da quinta divisão, em 1979. Porém, no ano seguinte a divisão foi extinta e o clube disputou a terceira divisão. Por não conseguir o acesso na época, a equipe optou por voltar ao amadorismo.

Nesse período, a prefeitura de Guarulhos construiu um estádio apelidado carinhosamente como Ninho do Corvo, mascote do time. O Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira está situado no bairro de Jardim Cidade, com capacidade para 6 mil torcedores.

Em 1998, o Flamengo retornou definitivamente ao futebol profissional, depois de conquistar inúmeras competições amadoras, como o campeonato municipal de Guarulhos, do qual venceu quatro vezes.

Foto: Rodrigo Corsi/ FPF
Foto: Rodrigo Corsi/ FPF
Um ano após sua volta, conquistou a Série B2, garantindo o acesso à Série B1, que hoje equivale à Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Em 2000, o clube conquistou o acesso para a Série A3.

Entre idas e vindas na A3, o clube foi campeão em 2008, chegando à Série A2 pela primeira vez. No primeiro ano em que disputou a nova divisão, fez boa campanha, chegando ao quadrangular final.

Mesmo assim, o acesso para a principal divisão paulista não foi alcançado, pois terminou na terceira colocação do Grupo A, na segunda fase. Em 2010 o clube acabou sendo rebaixado para a Série A3, onde jogou por sete temporadas. Atualmente, o Flamengo de Guarulhos disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista.