Segundona: Conselho Técnico vai definir participantes e fórmula de disputa

A expectativa é a de que pelo menos 40 times, repetindo 2018, participem da competição estadual

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 28 (AFI) - A bola ainda está longe de rolar. Entretanto, nesta terça-feira, o futuro das equipes que disputarão o Campeonato Paulista da Segunda Divisão começará a ser definido. Isso porque, a partir das 15h, na sede da Federação Paulista de Futebol, na Barra Funda, em São Paulo-SP, acontecerá o Conselho Técnico.


No evento, serão conhecidos participantes e fórmula de disputa da edição de 2019. Já se sabe de antemão, porém, que a Segundona Paulista continuará sendo Sub 23 - ou seja, somente atletas nascidos a partir de 1996 estão aptos a atuarem - e que somente os dois primeiros colocados subirão de divisão. Além disso, os clubes só estarão aptos a participarem caso preencham os requisitos da Resolução da Presidência 006/19.

Primavera conquistou a Segundona de 2018
Primavera conquistou a Segundona de 2018

COMO FOI?
Em 2018, o campeão Primavera e o vice-campeão Comercial conquistaram o acesso ao Paulista A3. A competição foi dividida em cinco fases. Na primeira, os 40 times foram divididos em cinco chaves de oito times. Depois, os 16 sobreviventes foram reorganizados em quatro grupos de quatro. Na sequência, duas chaves de quatro. Para definir o acesso, a melhor campanha até então pegou a quarta; a segunda, a terceira. Por fim, decisão em jogos de ida e volta para definir o campeão.

QUEM JOGA?
A expectativa é a de que pelo menos 40 times, repetindo 2018, participem da competição. São José, XV de Jaú, Catanduvense, Catanduva, Grêmio São-carlense, Fernandópolis, Inter de Bebedouro, Assiense, América, Bandeirante, Paulista, Francana, Taquaritinga, Brasilis, José Bonifácio, Mauá, Mauaense, Flamengo, Guarulhos, Osvaldo Cruz, Talentos 10, Vocem, Santacruzense, Tupã, Independente, Itapirense, Amparo, União Mogi e Jabaquara estão entre os prováveis integrantes da divisão. Rebaixados no Paulista A3 da temporada passada, Rio Branco, União Barbarense, Marília, Manthiqueira, Matonense e Mogi Mirim também devem ir a campo. A competição deve começar em 7 de abril.