Tricampeão Corinthians e Santos dominam lista de melhores do Paulistão de 2019

Destaque daquela edição, o jovem atacante Martinelli chegou à Seleção; Palmeiras e São Paulo também cederam jogadores

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 14 - Além de ter conquistado o terceiro título consecutivo do Campeonato Paulista, o Corinthians dominou, ao lado do Santos, a Seleção do Paulistão 2019. Palmeiras, São Paulo e Ituano também tiveram atletas na lista.

Igualmente ao ano anterior, as semifinais foram compostas pelos quatro clubes cabeças de chaves. O Corinthians, depois de eliminar a Ferroviária em disputa por pênaltis, enfrentou o Santos. Ao vencer o primeiro duelo por 2 a 1, e perder o segundo jogo em um dramático 1 a 0, no tempo normal, a classificação corintiana foi conquistada na marca da cal.

Foto: Alexandre Battibugli / FPF
Foto: Alexandre Battibugli / FPF

Nas cobranças, apesar de Vanderlei ter defendido a batida de Boselli, a equipe do Parque São Jorge se classificou, pois Kaio Jorge e Victor Ferraz desperdiçaram pelo lado praiano. Mesmo sem o título, o Alvinegro Praiano cedeu o lateral Victor Ferraz, o zagueiro Gustavo Henrique e os meias Diego Pituca e Jean Mota, artilheiro da competição e eleito o craque do campeonato.

O São Paulo, que se classificou em segundo pelo Grupo D, eliminou o líder Ituano ao ganhar as duas partidas. Na semifinal, se classificou ao superar o Palmeiras nas penalidades máximas, após dois empates sem gols. Tiago Volpi defendeu pênalti de Raphael Veiga, e garantiu a classificação para a decisão. Mesmo eliminado, o atacante Dudu, do time alviverde, fez parte da Seleção.

No primeiro confronto da final, a partida terminou empatada sem gols, no Morumbi. Na volta, em Itaquera, Danilo Avelar abriu o placar, mas o jovem Antony igualou o marcador também na primeiro tempo.

Foto: Ivan Storti | Santos FC
Foto: Ivan Storti | Santos FC

Porém, aos 43 minutos da etapa complementar, Vagner Love faz o gol que decidiu a partida e consolidou o tricampeonato corintiano. Da equipe tricolor, somente o zagueiro Bruno Alves foi alçado à lista de melhores da competição. Já o clube alvinegro cedeu quatro atletas, sendo eles: Cássio, Danilo Avelar, Júnior Urso e Gustagol.

Além dos jogadores que disputaram as semifinais, o atacante Martinelli, que defendeu o Ituano e o hoje atua pelo Arsenal, da Inglaterra, também fez parte da Seleção. O técnico Antônio Carlos Zago, do Red Bull Brasil, foi eleito o melhor treinador da competição.

 Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Confira a lista da Seleção do Campeonato Paulista de 2012:
Goleiro: Cássio (Corinthians);
Laterais: Danilo Avelar (Corinthians) e Victor Ferraz (Santos);
Zagueiros: Bruno Alves (São Paulo) e Gustavo Henrique (Santos);
Meias: Júnior Urso (Corinthians), Diego Pituca (Santos) e Jean Mota (Santos);
Atacantes: Dudu (Palmeiras), Gustavo (Corinthians) e Martinelli (Ituano);
Técnico: Antônio Carlos Zago (RB Brasil).

Artilheiro: Jean Mota (Santos) - 7 gols
Craque do Campeonato: Jean Mota (Santos)
Craque do Interior: Martinelli (Ituano)
Revelação: Martinelli (Ituano)
Craque da galera: Cássio (Corinthians).